EDUCAÇÃO, CORPO E IDENTIDADE




UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (UFBA)
CPEDR- CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL (UNEB)
1º COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO, CORPO E IDENTIDADE”
Coordenação: Amélia Conrado- UFBA e Leliana Santos Sousa- UNEB

Tema: Corpos Esportivos, Saberes e Identidades
A educação em diálogo com as questões locais e globais faz emergir um outro lugar do ser humano para recolocar-se enquanto sensível, ambiental, político, identitário, corporal. Todavia, os fenômenos contemporâneos que transformam diferentes povos e territórios, levam-nos a pensar as fronteiras geopolíticas, os corpos esportivos formados/ transformados/midiatizados na égide de eventos de diversas naturezas. Diante dessas problemáticas, verificaremos o que se revela nas tensões do cotidiano, poderes, artes, esportes, uma vez que, as cidades são transformadas por essas manifestações ocasionais? Que contradições são notadas nas políticas públicas de educação, esporte, lazer, cultura e arte na Bahia contemporânea, nos países da América Latina, Europa, África, Ásia diante dos projetos “espetaculares” como a Copa do Mundo de 2014?








PROGRAMAÇÃO
26/09/12 (quarta-feira)
Local: Auditório I – 1º andar (Faculdade de Educação da UFBA)
14:30 - 15:30 h – Abertura com representantes das instituições realizadoras do colóquio
15:30 - 15:35 h- Intervenção Artística/performativa – Obra Pout Pourri do intérprete-criador Marvan Santos
15:35 - 17:35 h - MESA 1- Corpos Esportivos e Fenômenos Culturais Contemporâneos.
  • Maria Cecília de Paula e Silva (Doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho-UGF, professora da FACED/UFBA)
  • Carla Liane Nascimento Santos (Doutora em Ciências Sociais - UFBA professora da UNEB)
  •  Leliana Sousa (Doutora em Educação pela Universidade de Paris 8-França, professora da UNEB) - Coordenação da Mesa
  • Nádia Acauã Tupinambá (Articulação dos Povos Indígenas. Centro de Culturas Populares e Identitárias-SECULT-BA)
  • Amélia Vitória de Souza Conrado (Doutora em Educação pela UFBA; Professora da FACED/UFBA)

27/09/12 (quinta-feira)
Local: Auditório I – 1º andar (Faculdade de Educação da UFBA)
9:00 – 9:20h – Apresentação Performativa
9:30 – 11:30h - MESA 2- Etnia & imagem de Corpos Midiáticos
  • Rosângela Costa Araújo (Doutora em Educação pela USP, Professora da Faced/UFBA) - Coordenação da Mesa
  • Tânia Cordeiro (Mestre em Comunicação;Membro do Fórum Comunitário de Combate à Violência-FCCV; professora da UNEB-DCH-I)
  • Jorge Batista (Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional – GEEDR/UNEB )
  • Valuza Saraiva (Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional -PGDR/UNEB; Professora Educação Indígena SEC-Ba)

Intervalo almoço
14:30h – 15:30h - Conferência de François Soulages, presidente do RETINA Internacional, professor da Universidade de Paris 8-França « Les différences dans les cultures du corps sportif »
15:30h – 17:30h - MESA 3- Saberes identitários, corpo social e educação
  • Teresinha Froes Burnham (Doutora em Filosofia na University of Southampton, SOUTHAMPTON, Inglaterra. Professora da FACED/UFBA) - Coordenação da mesa
  • Eduardo David Oliveira (Doutor em Educação pela UFCE, professor da FACED/UFBA)
  • Pedro Rodolpho Jungers Abib (Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela UNICAMP, professor da FACED/UFBA)
  • José Antônio Carneiro Leão (Doutor em Educação pela UFBA, professor da UNEB- Campus XII)
 
28/09/12(sexta-feira)
OFICINA E GRUPOS DE TRABALHO
9:00 as 12:00 h
OFICINA A Estética do Corpo Negro
Ementa: Produção de saberes desde o corpo e não apenas sobre o corpo; dinâmica corporal em grupo, baseado em movimentos da dança afro, capoeira e consciência corporal a partir da ancestralidade africana; utilização de fotografias e cartazes enfocando o corpo negro feminino e masculino; antropologia do corpo e filosofia africana
Ministrante: Eduardo David Oliveira (Doutor em Educação pela UFCE, professor da FACED/UFBA)
Local: Sala de Ginástica da Faculdade de Educação da UFBA
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n..Vale do Canela
Os participantes deverão trajar roupas leves, que permitem movimentos corporais
14:00 as 18:00 h
Local: Escola de Belas Artes da UFBA
GT 1- Grupo Retina – América Latina
Tema: As Imagens e os Corpos Performativos (EBA/UFBA)
Ementa: Os registros – fotografia, textos, ensaios, desenhos, pinturas, vídeos, etc. – da arte corporal – performances, happenings, rituais, ações, etc. – podem ser formas de se interrogar sobre a sua própria capacidade de compreender que por detrás destes atos “auto-reflexivos”, indiferentes aos critérios de gosto e de prazer estético, se evidenciam novas formas de “expressão estética”. A leitura destes eventos revelam a diversidade de gestos e de atitudes, que pareciam não se poder jamais serem apreciados que no momento mesmo da ação. Então, como questionar o corpo e avaliar o seu alto poder contagiante e performativo quando justamente o corpo do artista – o performer – se faz ausente? As suas imagens, o que restam hoje destes atos, imagens de um instante do performer, congeladas, possuem elas a capacidade de restabelecer a carga sensorial original? A imagem fixa, a fotografia da performance, é ela uma reinterpretação visual através do gesto fotográfico? A performance transformou a fotografia ou a fotografia ampliou os sentidos da performance? Entender esta transformação e todas estas questões são portanto perceber, que a performance artística necessita mais do que nunca de pesquisas e de estudos aprofundados no campo da filosofia, antropologia, sociologia, semiótica, teoria da arte e tantos outros, para elucidar suas distintas formas de expressão, suas práticas performativas, seus processos de criação, diálogos, confrontos e encontros que se permitem nas relações interdisciplinares
Coordenação: Dr. Ricardo Barreto Biriba (UFBA)


GT 2-Grupo HCEL-História da Cultura Corporal, Educação, Lazer e Sociedade
Tema: Corpo nos Esportes, Capoeira e Dança
Ementa: A história do corpo nos acena diversas possibilidades expressivas, imaginativas e imagéticas, consubstanciados pela cultura e escolhas de cada um como sujeito de sua historia ou por sua alienação. O grupo HCEL propõe uma discussão que passa pelas memórias e marcas corporais, do corpo arte, como na dança, capoeira, futebol, ao corpo esportivo, na sua diversidade, do lazer à competição e nas lógicas apreendidas, de expressões múltiplas

Coordenação: Drª Maria Cecília de Paula Silva (UFBA)/ Dra. Amélia Vitória de Souza Conrado (UFBA)


GT 3- Grupo Griô – Culturas Populares e Diáspora Africana –


Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (DMMDC- UFBA)
Tema: O CORPO EM MOVIMENTO: Interseccionalidades
Ementa: Toma as relações sociais em torno do gênero, raça, sexualidade, geração e pertencimento religioso como encruzilhada reflexiva da consciência corporal, da ancestralidade africana, da cultura popular e da infância da criança negra
Coordenação: Dr.Eduardo David Oliveira (UFBA)
GT 4- Grupo GEEDR - Grupo de Pesquisa em Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional (UNEB)
Tema: Educação, Etnicidade e Pluralidade Cultural
Ementa: nesse colóquio o GEEDR propõe a discussão do tema Educação, Etnicidade e Pluralidade Cultural a partir de apresentação de experiências de saberes e práticas, que apresentem produções sob diversas formas (textos, artísticas, dinâmicas, etc) originados da diversidade das fronteiras, do lugar do corpo na educação, áreas e grupos sociais.
Coordenação: Dra. Leliana Santos de Sousa/Mestranda Edileuza Alves (GEEDR/CPEDR/UNEB)
GT 5- GRUPO de Pesquisa Cultura, Sociabilidade e Sensibilidade Urbana
Tema: Sociologia das Emoções
Ementa: O esporte profissional, sobretudo o futebol, tem uma importância destacada na sociedade brasileira. Mobiliza o fervor e a dedicação, a fidelidade, dos filiados ao seu clube e suscita disputa e rivalidades entre torcidas de times adversários, muitas vezes, resultando em violência. O atleta ou jogador é submetido a um treinamento rigoroso e estressante de condicionamento físico e de preparo emocional para enfrentar as situações de competição. O GT propõe-se a discutir a relação entre Esporte, corpo e emoções destacando dois aspectos a) o preparo físico e emocional dos atletas e jogadores para enfrentar e lidar com as situações de competição e b) as reações e expressões das torcidas organizadas de um mesmo time e de times concorrentes.
Coordenação: Dra. Marieze Torres (Centro de Recursos Humanos da FFCH/UFBA) e Mestre Patrícia Carla Smith Galvão (Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR/UNEB- CRH/UFBA)